quarta-feira, 1 de junho de 2011

Resumo de Geraldo Moraes - 1º ano "B"

Fernão Cardim veio de Portugal para o Brasil acompanhando o visitador Cristóvão Gouveia. Fernão ao invés de voltar para Portugal decidiu ficar no Brasil. Morou no Rio de Janeiro por alguns anos. Aqui no Brasil ele observou a fauna e a flora brasileira das árvores de fruto, da árvore que tem água, das árvores que servem para madeira, das ervas que são fruto e se comem, dos animais que vieram de Portugal e se dão no Brasil.
Das árvores de fruto que ele citou temos: acaju, que possui alguns frutos amarelos e outros vermelhos; Mangaba, que têm mais na Bahia e dão fruto duas vezes no ano; Macuoé, esta fruta se dá de umas árvores altas; Araçá; Jaçapucaya, Ombu, jaboticaba, pinheiro e o autor ainda cita que o Brasil possui muitos coqueiros.
Da árvore que tem água, ele diz que nunca falta água, que é muito gostosa e grande remédio para os que vão ao sertão quando não acham outra.
Das árvores que servem para madeira, há o pau-santo e o pau-de-cheiro, que são extraídos para fabricação de madeira que são utilizadas para fazer móveis, barcos, etc.
Das ervas que são fruto e se comem, temos a mandioca que servia para encher a barriga dos idigenas e dos portugueses; a naná, o pacoba e o maracujá também. E os animais que vieram de Portugal para o Brasil e se dão bem aqui, animais como: cavalos, vacas, porcos, ovelhas, cabras, perus, adens e cães. Há também as árvores e ervas como: figueiras, ervas cheirosas e trigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário